Que países são elegíveis para a Lotaria do Green Card?
A Lotaria do Green Card, também conhecida como o Programa de Diversidade de Vistos de Imigrante, é um programa criado pelo Governo Federal dos EUA para atribuir aos vencedores um cartão de residente permanente. Foi criado ao abrigo da Lei da Imigração de 1990 e é atualmente conduzido de acordo com os regulamentos estabelecidos pela Lei da Imigração e da Nacionalidade (INA). O Departamento de Estado é responsável pela administração do programa. Todos os anos, entre 15 a 20 milhões de pessoas candidatam-se aos 50 000 Vistos de Imigrante para a Diversidade oferecidos.
Índice
Como funciona a lotaria da carta verde?
Como o nome sugere, a Lotaria do Cartão Verde é uma forma de lotaria, em que tens a possibilidade de ganhar sempre que participas no programa. O processo de candidatura a um visto ao abrigo da lotaria do “green card” é simples: apresentas a tua candidatura online em www.usgreencardoffice.com/pt/apply, és selecionado pelo Departamento de Estado dos EUA, passas uma entrevista e recebes um “green card”. Depois de receberes o teu Green Card, tu e a tua família podem usufruir dos direitos legais de procurar emprego e viver permanentemente nos Estados Unidos.
Os candidatos selecionados (“selecionados”) devem cumprir critérios de elegibilidade rigorosos para se qualificarem para o programa. Entre elas, as seguintes:
Os candidatos que nasceram em países onde os “nativos” cumprem os requisitos podem ser elegíveis para o programa. No entanto, se o teu local de nascimento não for um país elegível, tens duas outras formas de obter esse direito:
- Se o teu marido/esposa tiver nascido num dos países elegíveis, podes requerer o visto alegando que és do seu local de nascimento. No entanto, ambos devem ter os vossos nomes na lista de selecionados emitida pelo Departamento de Estado.
- Se nasceste num país elegível, mas os teus pais não nasceram ou não residiam legalmente nesse país durante o teu nascimento, podes apresentar o teu pedido a partir do local de nascimento de um dos teus pais, desde que se trate de um país elegível.
Os candidatos devem satisfazer o requisito de formação e/ou experiência profissional, possuindo
- Ensino secundário ou equivalente, o que significa que deves ter concluído com êxito doze anos de ensino básico e secundário
OU
- Dois anos de experiência profissional nos últimos cinco anos numa função que exija pelo menos dois anos de experiência ou formação para a sua execução. (visita online.onetcenter.org para ver se a tua profissão é elegível)
Porque é que alguns países são desqualificados
Para o programa de Visto de Diversidade, as pessoas dos países mencionados abaixo não são elegíveis. A razão é que, nos últimos cinco anos, mais de 50.000 pessoas destes países já emigraram para os Estados Unidos e, por conseguinte, estão desqualificadas até ao próximo ano.
- Brasil
- Bangladesh
- Canadá
- Colômbia
- China (incluindo Hong Kong)
- El Salvador
- República Dominicana
- Haiti
- Jamaica
- Índia
- Nigéria
- Paquistão
- Coreia do Sul
- Peru
- Vietname
- Filipinas
- México
Todos os outros países da Ásia, África, Europa, América do Norte (Bahamas), Oceânia, América do Sul, América Central e Caraíbas são países elegíveis para a lotaria do Green Card. Segue a lista desses países. A lista de países que se qualificam para a Lotaria do Green Card está sujeita a alterações de ano para ano, por isso, certifica-te de que verificas a lista antes de te candidatares.
Idade mínima exigida
Não existe uma idade mínima para te candidatares à lotaria da Carta Verde. No entanto, o critério do ensino secundário ou da experiência profissional desqualificará efetivamente a maioria dos candidatos com menos de 18 anos de idade.
Quando deves candidatar-te?
É importante candidatar-se o mais cedo possível para evitar perder prazos. Quanto mais cedo te candidatares, mais hipóteses terás de ver a tua candidatura aprovada e apresentada a tempo. A candidatura demora apenas alguns minutos e é feita online aqui www.usgreencardoffice.com/pt/apply